Município pernambucano pode se tornar Capital Nordestina do Cuscuz


A Comissão de Educação aprovou o projeto que concede o título de Capital Nordestina do Cuscuz ao município pernambucano de Angelim. Com aproximadamente 10 mil residentes, Angelim pode ser considerada como a maior produtora de cuscuz do nordeste, considerando o impacto em sua pequena população.

A proposta, da Câmara dos Deputados, recebeu voto favorável do relator, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que destacou a importância do título para o município. De acordo com o senador, a produção de cuscuz é fundamental para a sustentabilidade econômica, representando cerca de 30% do Produto Interno Bruto da cidade.

Uma cidade extremamente aprazível e que tem essa qualidade importante de, na sua atividade econômica, ter uma produção bastante expressiva, significativa do cuscuz, que todos nós sabemos da importância que tem, como está dito aqui no meu relatório, tanto de resistência cultural quanto de relevância para a alimentação da população.

O cuscuz foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2020. No Brasil, o alimento foi introduzido pelos colonizadores portugueses, com influências do norte da África. Atualmente, ele é consumido em todo o Brasil com variações na preparação. A proposta deve seguir para sanção presidencial, se não houver pedido para votação no Plenário do Senado.

 A Comissão de Educação também aprovou o projeto que reconhece a Dança de São Gonçalo como manifestação da cultura nacional. A dança mistura elementos religiosos e folclóricos e geralmente é realizada como pagamento de promessas a São Gonçalo. A manifestação tem origem portuguesa, mas logo foi adotada e modificada pela cultura afro-brasileira, sendo praticada principalmente no Nordeste.  

O texto, do senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, recebeu parecer favorável da senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte e deve seguir para a Câmara dos Deputados. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

Fonte: Rádio Senado

E você, gosta de cuscuz?

Comentários