Janeiro chegou e com ele o pagamento do IPVA 2026. A notícia boa é que em vários estados brasileiros o motorista poderá pagar com desconto.
Em Brasília, no Distrito Federal, é possível pagar em até seis vezes ou à vista, com desconto de 10%, se o pagamento for feito dentro do prazo limite definido pelo número da placa do veículo e se não houver débito em aberto do exercício anterior.
No Rio de Janeiro, o IPVA poderá ser quitado à vista, com desconto de 3%, ou em três cotas mensais iguais, sem abatimento. Em São Paulo, a cota única tem desconto de 3%, se o pagamento for feito em janeiro, conforme a data limite por final de placa do automóvel. Veja as tabelas dos estados abaixo.
Como pagar com desconto em Brasília
Não houve aumento de alíquota do IPVA para 2026 no DF. Continuam valendo os percentuais de 3% para carros de passeio, 2% para motocicletas e 1% para veículos de carga. Veículos elétricos são isentos.
A data de pagamento varia conforme o número final da placa do veículo e começa no dia 23 de fevereiro – parcela única ou primeira parcela.
O contribuinte deve consultar e baixar o boleto do IPVA pelo portal https://receita.fazenda.df.gov.br/. Depois, clique na aba “Emitir IPVA”. Em seguida, digite o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Como pagar IPVA em São Paulo
O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 de São Paulo já está disponível para os veículos registrados no estado.
As alíquotas do imposto são de 4% para automóveis de passeio; 2% para motocicletas, caminhonetes de cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões; 1% para veículos de locadora.
Comentários
Postar um comentário